segunda-feira, 28 de julho de 2008

“Os fins justificam os meios – Já pensou se tivesse(@)?”

Estava domingo, com uma preguiça descomunal, jiboiando em frente a TV, quando iniciou a transmissão de uma reportagem sobre a “internet” ou usando uma expressão adorada por todos: “Advento da internet”, esta matéria explorou os beneficios da utilização da intenet no mundo/mercado atual, a facilidade em realizar negocios, conhecer pessoas e lugares sem se locomover, ou seja, basicamente explicar que todas as informações do mundo estão disponiveis, permanentemente acessiveis, e ao alcance de “todos” – não concordo com tudo isso, mas tudo bem. Sabemos que a Internet vem causando um impacto muito grande em várias áreas de atividade humana. As possibilidades abertas para negócios, ciência, comunicação social, ensino, trabalho à distância e até mesmo lazer eram inimagináveis anteriormente, graças à capacidade de comunicação, extensão mundial, capilaridade e à interatividade da rede.

A Internet é emblemática, como a revista terceiro setor declara “A internet criou a revolução informacional". Ela vem sendo desenvolvida no sentido de desempenhar um papel fundamental no processo econômico da economia capitalista coberto por uma "teia" onde todo mundo que vende e consome, pode viabilizar transações comerciais em escala mundial.

Na sociedade da informação "a informação torna-se objeto imediato de trabalho da maior parte dos indivíduos". Neste contexto, o trabalho se reformula. Diminui a importância do "trabalho vivo" diretamente na produção, no sentido de Marx (1974), diante da automação da produção.

Não vou falar sobre os pontos negativos desta ferramenta que se torna cada dia mais necessária na vida das pessoas, quero sim, propor um lampejo criativo com vocês.

Imaginem, se uma das maiores personalidades, a meu ver, nas ciencias politicas “Nicolau Maquiavel” tivesse tido tido acesso a Internet? Fico imaginando que para um pensador que nasceu na época da renascença italiana, mas especificamente em Florença na Itália em 1469, e foi responsável por uma das grandes obras da Historia, apenas utilizando de sua experiencia e seu poder de observação, (“O Principe” – Neste livro ele apresenta os tipos de principado existentes e expõe as características de cada um deles. A partir daí, defende a necessidade do príncipe de basear suas forças em exércitos próprios, não em mercenários e, após tratar do governo propriamente dito e dos motivos por trás da fraqueza dos Estados italianos, conclui a obra fazendo uma exortação a que um novo príncipe conquiste e liberte a Itália). Imaginem bem se ele tivesse tido acesso a um grande volume de teorias e escritos, apenas com um click? Pensem, talvez qual seria o volume de sua contribuição no mundo moderno? Tendo em vista que “O Principe” é uma obra de cabeceira para todos os pensadores, politicos, filosofos e todas as pessoas públicas que alcaçaram ou almejam alcançar o sucesso.

Agora imaginem se ampliarmos isso para todos os grandes pensadores, filosofos e escritores, bem como suas teses que revolucionaram todos os campos da atividade humana? Se todos tivessem a possibilidade de trocar teorias e debate-las em tempo real, imaginem quantos escritos e teorias fantásticas poderiam ter sido produzidas? Já imaginaram Socrates e Suz Tzu ou ainda René Descartes e Thomas Hobbes compartilhando/trocando teorias em tempo real? Se Karl Marx, Weber, Durkheim tivessem travado um duelo sobre suas teorias sobre patologias sociais e politicas, interagindo em tempo real, quem sabe no MSN? hehehe!! rapaz isso me arrepia só em pensar!!!! Eu acredito que sim, realmente teriamos T.N.T pura em todas as áreas de estudo. Acredito também que, como tudo na vida, a Internet tem seus pontos positivos e negativos não vou fazer um debate de qual destes pontos se sobressaem, e talvez também este devaneio filosófico, que acabei de propor, tivesse tido mais pontos negativos – eu duvido, hehehe!!! Mesmo assim, eu adoraria pagar pra ver.

Pra finalizar e apenas para finalizar, um pouco mais do pensamento de Maquiavel: Ele não foi um pensador sistemático.Ele utiliza o empirismo para escrever através de um método indutivo e pensa em seus escritos como conselhos práticos, sendo além disso antiutópico e realista. A teoria não se separa da prática em Maquiavel. Os conceitos desenvolvidos por ele rompem com a tradição medieval teológica e também com a prática, comum durante o Renascimento, de propor Estados imaginários perfeitos, os quais os príncipes deveriam ter sempre em mente. A partir da observação da política de seu tempo e da comparação desta com a da Antiguidade vai formular o seu pensamente por acreditar na imutabilidade da natureza humana.

Ok!! Já Filosofei demais por hoje!!! Um viva ao Ócio Gegenerativo!! Abraços a todos!!!

8 comentários:

Anônimo disse...

Kralho, nunca tinha pensado nisso!!! Texto mto bom!!!

Anônimo disse...

Me amassa q tô passada com teus textos!!!
Eu já sabia q tu era anormal... intelectualmente falando... hehehe!!! Agora entendo tua falta de cabelo, viagra, internet com Maquiavel, etc...
Parabéns!!!
Vou te colocar pra escrever romances tipo... Sabrina, Bianca, Júlia...hahaha!!!
Bj

Sandro Ricardo disse...

Gostei muito do seu texto, tenho apenas uma conclusão o uso da internet pelos principais pensadores da nossa existência. Como sou da área das exatas, fico pensando também em Newton, Da vinci, Taylor, Copérnico, entre outros,..O que seria do nosso mundinho hoje, já estaríamos nos teleportando? Talvez. Com o avanço de centenas de anos, será que ainda teríamos arvores na floresta amazônica? Ou já teríamos, ou quem estivesse por aqui, inventado uma outra forma de proteção do planeta? Muita viagem, eu hein, valeu!

Bryce disse...

Caralho cabeção. Gostei do texto!

Eu fiquei imaginando Maquiavel e Michel Foucault no MSN. PQP!

Samuel Bryan disse...

sinceramente...
eu acho q eles perderiam muito tempo no bate papo da uol, orkut e msn
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
brincadeiras a parte
é um pensamento a se levar em conta sim, mas sei la, eu acho os meios academicos atuais ja tao fracos em si, nao conseguindo desempacar seus saberes com tanta modernidade a sua disposição, creio q a falta de internet lhes seria realmente mais produtiva

texto fodástico cara
;]

Anônimo disse...

Fico imaginando que caso todos tivessem acesso a todas a teorias com um click, serah que teriamos ideias brilhantes ou somente emaranhados de lampejos pouco originais...????Pois, a informacao gratuita e extensa que a "net" nos proporciona leva a muitos, a mediocridade e banalizacao de teses, ideologias, ideias, conceitos e tantos outros arrotos de conhecimento que nao transformam o mundo como os "homens" sonharam, mas permitem aos senhores ocultos a deixar tudo como sempre estar, reduzindo-nos a um rebanho cada vez maior e mais bem controlado. Por que no campo do controle a "matrix" tem se mostrado cada vez mais inteligente e zion nao tem como ganhar a guerra.

p.s. odeio esse teclado em ingles...

Keth disse...

caralhooo, tu vais deixar isso aqui encher de morfo mesmo....

Estou com saudades dos teus textos... seu cabeçudo!

Anônimo disse...

muito massa !!!!!!!!! ei diz ai agora os pontos possitivos dees obra ! principe gosto muito !!!!! delllll